Trabalho infantil no Brasil - Um grande e triste problema.

trabalho infantil no brasil

O trabalho infantil é um grande problema mundial e no Brasil ocorre em todas as regiões, de pequenas cidades no campo aos grandes centros urbanos, mas principalmente nas regiões Norte e nordeste.

Segundo pesquisas realizadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), Estima-se que em todo o mundo há 168 milhões de crianças no trabalho. Desses, 80 milhões são vítimas de trabalhos perigosos e forçados.

Uma reportagem da TV Cultura mostra que Muitas crianças são vendidas pelos pais e levadas a fazer trabalhos pesados e perigosos. Muitas acabam mutiladas por fazerem trabalhos para os quais ainda não estão física e psicologicamente preparadas. Veja o vídeo abaixo:



O trabalho infantil destroi a infância impedindo o desenvolvimento natural da criança. A época da vida entre que se deve brincar e aprender e roubada.

Esta situação cria um círculo vicioso em que a criança que trabalha, não se prepara para o trabalho na vida adulta e viverá sempre de subempregos, gerará filhos que viverão em uma situação semelhante e não terão, na terceira idade nenhuma segurança financeira, já que não contribuiram para a previdência social.

Vimos também, no vídeo acima, que mesmo trabalhos glamourosos e feitos por vontade da criança como dos de atores e jogadores de futebol podem contribuir para um mal estar físico e psicológico, sendo necessária cautela e acompanhamento adequado.

Uma forma de inibir o trabalho infantil nas grandes cidades é  não consumir produtos e serviços oferecidos por crianças, pois, não havendo demanda, a quantidade de crianças ofertando irá diminuir. E também denunciar toda forma de trabalho infantil  e que o Brasil precisa melhorar o sistema de integração das forças de combate ao trabalho infantil.

Muitas pessoas não vêem o trabalho infantil como um problema é sim como um forma de educar e livrar as crianças da vida marginal nas ruas.
Se faz necessário a criação de mais projetos de conscientização, fiscalização, acompanhamento das famílias rurais e de baixa renda além de inclusão dessas crianças na vida escolar e social


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre muito apreciada por aqui. Dicas e sugestões também são bem vindas. Comente!

Follow by Email