É provável que para algumas pessoas, por mais que se tenha escolhido uma atividade da qual goste, com o passar dos anos a mesma se mostre ineficiente para sua satisfação pessoal, sendo nesse casso, preciso coragem e disposição para se reposicionar e recomeçar em uma área na qual se tenha prazer em trabalhar.
Muitos não podem ou preferem não passar por esse processo que pode ser penoso e com prejuízos financeiros, já que mudar de profissão pode implicar em queda de salário. Sendo assim, o caminho daí em diante será de descontentamento com o trabalho, o que pode trazer danos para a saúde a ineficiência nas atividades realizadas.
Gostar do trabalho é fundamental para realiza-lo de maneira eficiente. Não gostar, não tira a capacidade de realiza-lo, mas torna-o um fardo pesado, deixa a rotina cansativa e estressante e as consequências provavelmente serão sentidas no corpo, na mente e nos resultados obtidos.
Por outro lado, para a grande maioria das pessoas, não existe nem mesmos a oportunidade de escolher uma profissão no início da vida profissional. Muitos aceitam o primeiro trabalho que lhes é ofertado, por uma necessidade extrema de sobrevivência, assumindo atividades pesadas e desgastantes para seu corpo e mente e sem muita possibilidades de crescimento ou mudança.
Infelizmente em um pais tão grande em população e desigualdades, essa é uma situação recorrente e muitas vezes não existe um interesse, por parte dos empregadores em facilitar a capacitação e adaptação do trabalhador ao ambiente de trabalho e vão simplesmente trocando seus funcionários à medida em que não lhes são mais úteis.
Cabe às organizações, investir em treinamentos, capacitação e adaptação do empregado à suas atividades, colocando-o de acordo com seus talentos e habilidades e tornar o ambiente de trabalho o mais amistoso possível. Ao trabalhador, dedicar-se as suas atividades, aproveitando todas as oportunidades que lhes são ofertadas de forma a crescer e colaborar para o crescimento da empresa, podendo assim, gradativamente, alcançando posições em atividades que lhes são satisfatórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre muito apreciada por aqui. Dicas e sugestões também são bem vindas. Comente!